Você sabe a diferença entre joia, semijoia e bijuteria?



Se você não sabe, não precisa se preocupar, pois a maioria das pessoas também não consegue identificar as particularidades de cada uma e estamos auqi para te explicar tudinho, pois a qualidade varia muito de uma peça para a outra e, por isso, você precisa entender as especificidades de cada uma delas para fazer a melhor escolha.

Do dia a dia até aquele evento hiper luxuoso, os acessóros sempre estão lá para complementar o look ou até mesmo ser o personagem principal. Mas o que diferencia os três tipos?

Conheça os aneis de noivado mais icônicos da Tiffany & Co. e quanto eles  custam

As joias são produzidas com metais nobres, como a prata, o ouro, o titânio, a platina, entre outros. Além disso, elas também contêm pedras preciosas, como diamante, esmeralda, safira, rubi etc. Normalmente elas têm um design exclusivo e, por isso, costumam chamar tanta a atenção por onde passam.

Como as joias são produzidas com materiais de primeira linha, a sua qualidade é garantida. Nesse sentido, pode ficar tranquila, pois ao adquirir uma joia genuína, a durabilidade do produto será muito maior. Em contrapartida, devido a todos esses benefícios, a joia sempre será muito mais cara quando comparada às semijoias e, principalmente, às bijuterias. 

As semijoias são um intermediário entre as joias e as bijuterias. Ou seja, elas possuem um valor menor que as joias e contam com um acabamento e materiais superiores se comparados com as bijuterias. Além disso, podem ser produzidas com uma estrutura como latão, paládio, estanho ou bronze, e banho em ródio, prata ou ouro. Já as pedras utilizadas são semipreciosas, como cristais e zircônias, mas nada impede que se usem as preciosas também.

A confecção das semijoias é bem parecida com a das joias, por isso, elas duram mais tempo, pois recebem banhos de algumas camadas de material nobre, como o ouro, garantindo beleza e durabilidade à peça — quando são bem cuidadas. Quanto mais banhos (milésimos) recebe, maior a qualidade! Essas peças não oxidam com facilidade, o que ajuda a preservar o produto por mais tempo.

Todo o processo de produção e os materiais utilizados na confecção da semijoia conferem a ela uma maior durabilidade e resistência. Por isso, você pode ter a certeza de que adquirirá um produto de qualidade.

Embora elas apresentem todos esses benefícios e qualidade, as semijoias têm um preço muito mais acessível que as joias, facilitando a compra e garantindo que você tenha em seu look acessórios deslumbrantes.

Já as bijuterias são peças mais simples, produzidas com materiais de qualidade inferior e raramente são banhadas em prata ou ouro. O acabamento das peças pode ser feito com tinta dourada ou prateada, com a função de envernizar a peça. Como a produção das bijuterias envolve materiais como níquel, pode ocasionar alergias e irritações, o que raramente acontece com metais nobres, ou seja, com as semijoias.

 

Gostou de aprender mais sobre esses acessórios que fazem parte do seu dia a dia? Aproveite e siga nossa página no Insta @use_latienda e fique por dentro das novidades! Estamos em outras redes também. Espia a gente lá!

E volte mais vezes ao nosso Blog, que vamos sempre trazer curiosidades, novidades, tendências e muito mais pra você!

Abraços,

Paula & Julia